As redes sociais podem ser o céu e o inferno de um expert, influenciadores digitais e de empresas on-line! Isso porque, em questão de segundos, uma crise pode se instaurar e, quando mal administrada, pode ter consequências irreparáveis.
As crises de internet, podem ser pontuais, que são as chamadas crises de evento ou, crises informacionais, que são originárias de opiniões e percepções aleatórias expostas no cenário virtual. O grande problema é a rapidez e a proporção que a crise alcança no ambiente virtual. Causa stress a todos os envolvidos, prejuízos à imagem e prejuízos financeiros se a resposta não for assertiva e eficaz a ponto de contornar a crise e as insatisfações geradas por ela.
Por isso, é necessário agir com rapidez e assertividade.
O primeiro passo é identificar a crise, para que possa ser possível desenvolver planos de ação para mitigar os impactos ao negócio e/ou à imagem pessoal do influenciador, infoprodutor ou empreendedor digital, contornando as insatisfações e evitando a polarização negativa da opinião da audiência.
Capacitar o seu time de atendimento para lidar com a crise na linha de frente é medida essencial para atender as necessidades do consumidor e conter pontualmente os problemas advindos da crise.
Seguir um protocolo de medidas extrajudiciais pode ajudar a manter o controle da resposta e mitigar os possíveis impactos à imagem e aos negócios digitais gerados pela crise.