É muito importante que as empresas passem a adotar procedimentos claros e medidas técnicas adequadas para proteção de dados, com a implementação da adequação do tratamento de dados à LGPD. Mas, tão importante quanto a efetiva adequação, é conscientizar e criar uma cultura sedimentada de privacidade e proteção de dados na empresa. Afinal, a proteção de dados é uma tarefa de todos!
Os treinamentos e campanhas de conscientização são imprescindíveis dentro de um projeto de adequação da LGPD, pois, os dados pessoais podem ser tratados várias vezes, direta ou indiretamente. Sem o conhecimento básico da LGPD e das políticas internas de privacidade e proteção de dados da empresa, os colaboradores podem iniciar novos processos de tratamento de dados para agilizar determinadas tarefas (certamente com a melhor das intenções), porém, ferindo a legislação e as boa práticas de proteção de dados da empresa.
Dessa forma, os treinamentos para a conscientização interna dos colaboradores, devem ser baseados na LGPD e na política interna instituída na empresa, podendo ser presencial ou à distância (EAD).
O mais importante é a recorrência desses treinamentos e o monitoramento do cumprimento das boas práticas de proteção de dados da empresa, para assim, sedimentar uma cultura de privacidade e proteção de dados na sua empresa!